sábado, 31 de julho de 2010

Isaque



Nome: Isaque Americo Martins da Silva
Nascimento: 11/04/1991
Posição: Ponta
Peso: 60 Kg
Altura: 1.58 m

Conte um pouco sobre sua trajetória no esporte: "Eu comecei jogando bola depois de insistir é ver que não era este esporte tentei andar de patins mais também não deu muito certo. Então voltei para o futebol e agora a pouco tempo eu descobri o rugby e sigo jogando."

Como conheceu e como se sente praticando o rugby: "Eu conheci o rugby através de amigos que já jogavam fora de Muriaé. Eles vieram e implementaram essa idéia aqui de montar um time de rugby. No começo eu fiquei com um pouco de medo de jogar por parecer ser um esporte violento, mas depois que começei a jogar percebi que não tinha nada a ver. Eu me sinto muito bem quando jogo, a diciplina, a coletividade, a amizade que se cria no esporte em nenhum lugar a gente encontra."

Quais são suas expectativas para o Rugby e para o Muriaé em especial: "Eu espero que este esporte seja como o futebol é no Brasil hoje, muito bem divulgado. Para o Muriaé Rugby espero que seja um dos melhores ou o melhor daqui alguns anos, pois, tem tudo para ser um grande time. Lógico que sabemos que precisamos melhorar, mas sabemos que se nos empenharmos conseguiremos chegar lá."

Ponta #11 e #14

Conhecidos como finalizadores de jogadas, são os 'homens try' do jogo. Tipicamente são os últimos a receber a bola, sua habilidade principal é a velocidade e recepção de bola, porém se conseguir ter agilidade e força, fica 'um jogador muito diferenciado'.

O Ponta Cego (#11) normalmente tem mais aceleração e é mais forte, este posiciona-se no lado fechado do campo, onde normalmente ficam os forwards, porém mais recuado. O Ponta Aberto (#14) tem mais velocidade final e menos aceleração, tipicamente é menor fisicamente, fica do lado do segundo centro, perto da lateral oposta do Ponta Cego.

Alguns times, porém, jogam com a estratégia de Ponta Esquerdo (#11) e Ponta Direito (#14), neste caso as posições tem os mesmos requerimentos.

Os pontas devem receber a bola dos centros em alta velocidade, mas ainda tem que desviar do ponta oposto e ainda do full back, o último homem. Por tal razão tem que ser bons em desviar e 'quebrar' tackles, ainda mais perto da lateral, o habitat natural do ponta. Dominar chutes, principalmente o grubber kick(chute rasteiro) e o chip kick(balãozinho), também é uma habilidade útil para os pontas.

Em defesa não só tem que ter tackles eficientes para parar o ponta do outro time, como tem que ter posicionamento perfeito em caso de chutes, sabendo quando e aonde se posicionar no fundo do campo. Sua recepção de bola deve ser perfeita.

Breno



Nome:
Breno Augusto De Souza
Nascimento: 03/07/1990
Posição: fullback
Peso: 90 Kg
Altura: 1,72 m

Conte um pouco sobre sua trajetória no esporte: "Quando era mais novo, não gostava de praticar esportes, mas a alguns anos atrás comecei a me interessar principalmente por futebol, daí em diante não parei mais e hoje em dia pratico esporte quase todos os dias sabendo que isso é essencial para saúde e para vida."

Como conheceu e como se sente praticando o rugby: "Um dia um amigo meu, comentou que tinha uma galera em Muriaé praticando um esporte diferente, então eu fui procurar saber o que era e descobri que era o rugby, como eu me interessava por futebol americano por ser um esporte de contato e velocidade, quando descobri que o rugby também se trata de um esporte de contato e velocidade não pensei duas vezes e entrei no time. Cara, quando eu estou jogando sinto uma sensação muito boa e também uma força muito grande que não se pode explicar. Além do que quando você joga e olha pro lado você vê um companheiro com a mesma vontade e a mesma garra isto com certeza nos inspira. O legal é que quanto mais eu caio, mais vontade de levantar e continuar jogando dá!"

Quais são suas expectativas para o Rugby e para o Muriaé em especial: "Particularmente espero me aperfeiçoar para principalmente ajudar meu time, e depois talvez fazer parte de um projeto maior que envolva principalmente a seleção brasileira. Espero que com a ajuda certa e o apoio necessário o nosso time cresça, podendo assim trazer mais adeptos dessa família chamada Muriaé Rugby, porque capacidade e vontade de crescer é o que não nos falta!"

Fullback #15

O Full-back hoje em dia tem que ser um jogador completo. Ele é frequentemente o último homem na linha de defesa ou o primeiro homem nas jogadas de ataque. Precisam ser ótimos receptores, pois são eles que usualmente recebem os chutes adversários. Tem que ter uma excelente visão de jogo já que precisa achar buracos na defesa adversária mesmo quando estiver no fundo do campo.

Seus chutes devem ser fortes e precisos, principalmente o Up (para frente e para cima) and Under (balão sonbre a linha) e os chutes para fora. Porque são muito usados para aliviar a pressão contra eles.

Em ataque pode integrar a linha de ataque em qualquer posição, conforme a jogada exigir, sempre em velocidade. Ou pode executar jogadas de ataque com chutes em buracos da defesa.

Em defesa devem conseguir posicionar-se para receber chutes no fundo e dar tackles certeiros independente do tamanho ou velocidade do adversário.

Jogadores


Iremos iniciar uma sequência de posts, onde apresentaremos a atual equipe do Muriaé Rugby. Aproveitaremos a oportunidade para descrevermos as posições do jogo e as características principais destas. Um dos objetivos é mostrar como nosso esporte é democrático e abragente. Estamos esperando por você!

No Rugby, as posições são definidas pelos números nas camisas, muitas vezes as posições são referidas usando somente seus números. Isso, porém, não impede da numeração estar diferente durante o jogo. As seguintes posições são aplicadas na modalidade XV (ou Union):

  1. Pilar Esquerdo
  2. Hooker
  3. Pilar Direito
  4. Segunda Linha
  5. Segunda LInha
  6. Asa Cego (ou Fechado)
  7. Asa Aberto
  8. Oitavo
  9. Meio-Scrum (ou Scrum-Half)
  10. Abertura
  11. Ponta Cego
  12. Primeiro Centro
  13. Segundo Centro
  14. Ponta Aberto
  15. FullBack
Fonte: Wikibooks